A casa de Kardec www.feeak.org.br

  Conheçanosso site: http://www.feeak.org.br

O blog “Chico Xavier, Diálogos e Recordações…” é mantido pela FEEAK – Fraternidade de Estudos Espíritas Allan Kardec de Belo Horizonte, com o intuito de apresentar aos leitores do livro “Chico, Diálogos e Recordações…” a oportunidade de aprender mais sobre os princípios básicos da Doutrina Espírita, por intermédio das lembranças de Arnaldo Rocha narradas no livro em questão.
Os princípios da reencarnação, da lei de causa e efeito, de evolução, etc., encontram-se pemeando as páginas desta obra, que veio à lume por intermédio do amigo Carlos Alberto a partir de um pedido do próprio Chico Xavier, endereçado a seu amigo de tantos anos: Arnaldo Rocha. Este pedido encontra-se nas páginas iniciais do livro:

“Naldinho, quando vier a minha desencarnação, muitos pontos controversos serão levantados e discutidos. Rogarei a Deus para que, em Sua Infinita Misericórdia, permita-me, então, escrever minha própria história, marcada pela luta íntima para vencer a mim mesmo. Se você, meu generoso amigo, quiser contá-la, não hesite, faça-o. Mas, peço-lhe, conte, com amor, a nossa Doutrina Espírita.”

.

FEEAK – Fraternidade de Estudos Espíritas Allan Kardec

 

Em 2008, no 150º aniversário de fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e com o amparo da Espiritualidade Maior, foi fundada a Fraternidade de Estudos Espíritas Allan Kardec (FEEAK) para promover estudos e amparo espiritista na Terra, tendo sempre como leme a Doutrina codificada por Allan Kardec.

Projeto acanhado, mas puro e fiel às intenções do trabalho edificante, a FEEAK visa o amparo ao filho do calvário que vier bater às suas portas necessitando da palavra amiga, do conforto espiritual, e da orientação segura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus.

Centro de socorro espiritual, a Fraternidade de Estudos Espíritas Allan Kardec, com sede em Belo Horizonte,  se dedica integralmente à divulgação do Espiritismo e ao atendimento a todos que buscarem orientação e amparo.  Seus freqüentadores têm a oportunidade de exercitar o aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho por intermédio de estudo, orientação e assistência espiritual, além da explanação da Doutrina Espírita consubstanciada na Codificação Kardequiana e na interação harmônica Jesus-Kardec-Emmanuel.

Nesse particular, vale a pena lembrar que em um dos primeiros contatos com Chico Xavier, Emmanuel preveniu que Chico, deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec. Emmanuel disse que “se um dia, algo acontecesse a Chico que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que ele deveria permanecer com Kardec e Jesus”, procurando esquecê-lo.

Com a singela intenção de somar esforços para a consolidação de novo laboratório, onde o trabalho espírita e o estudo da mediunidade são multiplicadores e benfazejos, vimos convidá-lo a se reunir a nós, como sócio fraterno na empreitada.

Conheça nosso site: www.feeak.org.br

RUA MOMBAÇA 633 – ESQ COM SÃO JOAO DA SERRA.    a 50 METROS DA CEMIG – BAIRRO SÃO GABRIEL.

feeakminas@terra.com.br

BELO HORIZONTE -MG

REUNIÕES PÚBLICAS QUARTAS E SEXTAS-FEIRA DE 19:30 ÀS 21:00 H.

Responses

  1. que maravilhoso esse blog! Li o livro e amei.
    de quem foi a idéia do blog!

    • Ficamos muito agradecidos por sua gentil manifestação. A idéia do Blog foi do próprio autor do livro Chico, Diálogos e recordações, Carlos Alberto Braga Costa.

  2. Caro irmão,

    A paz do Cristo!

    Descobri o blog fazendo uma busca sobre Pedro de Alcântara. Feliz descoberta! Gostei bastante, principalmente em razão da admiração enorme que tenho pelo Chico, sua obra, sua dedicação e trabalho intenso pela doutrina espírita…
    Mas, gostaria de deixar uma indagação, se puder obter resposta, desde já agradeço.
    O que me poderia ser dito sobre “reencontro espiritual”? Recentemente, me foi revelado que uma pessoa muito amada fez parte de encarnações passadas minhas, e seriam constantes os nossos “reencontros espirituais”, em contextos diversos de relações de amor e afetuosidade.
    Gostaria de uma visão a mais sobre o tema.

    Mais uma vez Obrigada! O blog é uma verdadeira benção!

    • “O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito”.

      Allan Kardec em “O livro dos espíritos”

      Prezada Hamanda,

      Temos aprendido com Emmanuel que a vida é rica de encontros, reencontros que podem se tornar desencontros. Temos muitas responsabilidades na jornada, principalmente com aqueles corações que sentimos que estamos reencontrando.
      Afetos e desafetos, almas simpáticas e outras que se tornaram antipáticas, geralmente por responsabilidades nossas, são trazidas pela Providência Divina para assumirmos deveres que devem ser analisados e dinamizados sob a ótica e a vivência do Evangelho, embora saibamos que temos muitas limitações no trato com o semelhante.
      Eis o motivo porque Jesus nos conclama a Amar ao próximo como Ele nos amou.
      Busquemos Jesus na intimidade da oração, para que Ele nos inspire nas ações e nas reações, com todos aqueles que estão ou poderão estar ao nosso lado hoje, agora e sempre.

      Muita paz!

  3. Este livro provocou uma recordaçao de uma passagem antiga, refazendo algumas pontas soltas. Nada é por acaso e sim a manifestação da resultante das vontades e ações praticadas e seus efeitos. E acima de tudo aproveitarmos as lições de que o progresso caminha na velocidade das conquistas do espírito.

    Fraternalmente,
    Paulo

  4. Caro irmão Carlos Alberto, que todas as bençãos celestiais perpetuem sobre você.

    Fraternalmente,

    Charles

  5. Que alegria ter visto a “FEEAK ” nascendo e, acompanha-lá crescendo ,com muito cuidado, zelo e mimo .
    Abraços a todos
    Laura

  6. Querido amigo!

    Jesus conosco hoje e sempre.

    Meu coração se transborda de gratidão e paz por ver a FEEAK despontar como uma luz divina iluminando a tantos corações encarnados e desencarnados. Rendamos graças a Deus por tantas oportunidades de trabalho e recomeço.
    Ps. O trabalho de divulgação do livro e sobre a FEEAK está excelente, feito com muita competência, obrigada Gino, que Jesus possa ampará-lo e abençoa-lo sempre.

    Carinhosamente,

    Dora

    Inverno de 2010.

  7. Parabens pela iniciativa, gostaria de receber noticias e informações sobre doutrina e evangelho.

    • Prezado amigo, você pode assinar esse blog e receber noticicações de cada novo post. Veja no alto da coluna da direita.

      • Caro amigo e irmão Carlos Alberto !
        qual foi minha alegria em ter encontrado o Blog da
        FEEAK ,fazendo uma pesquisa no google …
        Bendita seja a hora q entrei nessa casa que ensina
        o amor o perdão e nos deixa mais conscientes do que
        estamos fazendo no planeta terra..
        gratidão eterna a ti, amigo …
        Beto vc é pescador de homens !!!
        Que as bençãos do senhor Jesus Cristo sejam derramadas
        copiosamente sobre vc , sua familia e sobre a FEEAK
        Abraço fraterno …Páz e Luz

  8. vamos a caminho do site……….

  9. Caros irmãos, ao entrar na livraria CEU aqui em São Paulo logo ao adentrar o primeiro livro que me chamou a atenção foi justamente este, ao começar a ler me emocionou muito, pois pude sentir o amor e carinho que vcs se dedicaram a ele, estou no aguardo do próximo.

    Abraço faterno e Paz em Jesus
    Domingos Cirillo

  10. Querido Bebeto, que Deus lhe abençoe muito em cada letra e palavra que vier de tua vontade em construir uma sociedade nos moldes de Jesus. Sabemos que os bons amigos espirituais valorizam todo esforço que parte de todo ser que se torna instrumento e que persevera na construção do homem de Bem…
    Por isto, continue sempre fortalecido e perseverante nas tarefas do Cristo…
    do amigo de sempre…
    Evaldo
    Divinópolis – MG

    • Bondoso Evaldo, seja as tuas palavras motivo de estímulo para nossas ações, e alertiva para nosso sentimento para que jamais nos distanciemos de Jesus e do Seu Evangelho.
      Abrace, por nós, os amigos do Conselho Regional Espírita de Divinópolis. Que em breve possamos estar juntos, na divulgação da Doutrina e nos bate papos fraternos, regado a intensa amizade cristã.
      do menor irmão
      bebeto

  11. Amei todo o conteúdo.
    Que Deus e o Mestre Jesus cubram de bençãos a todos que como vcs procuram divulgar a Doutrina Espírita, alicerçando-a nas mentes e nos corações das criaturas.Gostei de todo o conteúdo.
    Abraco fraterno.

  12. Peço licença para dirigir uma pergunta ao Sr. Arnaldo Rocha, pois creio ser ele a pessoa mais indicada para respondê-la. Minha preocupação é a seguinte: qual será o futuro das obras de Chico Xavier?
    Tenho visto, atualmente, no movimento espírita, tanta preocupação com novidades literárias e fico pensando: Chico Xavier psicografou mais de 400 obras; teremos, por acaso, estudado ao menos 10% dessas obras? Não se trata de leitura de lazer ou de passatempo. São livros de estudos, de profundas meditações… Os que estão chegando agora nas casas espíritas oferecem muita resistência à leitura, em geral, e quando pedem algum livro, sempre dão preferência aos romances…
    Tenho participado de várias palestras nos quais o expositor, muitas vezes, não faz nenhuma referência a nenhum livro psicografado por Chico Xavier; outros, nem sequer se referem a Kardec… Estão mais preocupados em divulgar seu próprio livro ou suas próprias atividades no meio espírita…
    Sinto, sinceramente, uma grande preocupação nesse sentido.
    Agradeço imensamente por qualquer orientação que me possam fornecer nesse sentido.
    Obrigada, Sr. Arnaldo, pelos imensos ensinamentos que nos tem proporcionado.
    Fraternalmente,
    Maroísa F. Pellegrini Baio
    Grupo Espírita Allan Kardec
    Limeira-SP

    • Querida amiga, Jesus nos inspire neste momento. Sem autorização do amigo Arnaldo Rocha, tenteremos trazer aqui o pensamento do mesmo. Arnaldo Rocha defende veementemente a necessidade de estudarmos Allan Kardec e aqueles que são os expoentes do Espiritismo, como L Denis, Flamarion, Bozano, Delane, Richet. Esta base é fundamental para vasculharmos a obra coordenada por Emmanuel com a segurança necessária para transcendermos o que se encontra na letra. Este pensamento foi amplamente discutido com os Benfeitores Espirituais nas reuniões em Pedro Leopoldo, nos idos anos 40. Em busca das novidades encontramos uma enchurrada de livros sem conteúdo doutrinário, romances motivadores mas que não ofertam expressões que transcendem ao plano terreno das emoções transitórias. Recordo-me de Arnaldo afirmando que o SR ALLAN KARDEC É UM ILUSTRE DESCONHECIDO NO MOVIMENTO ESPÍRITA ATUAL.
      Por tudo isto estamos neste espaço enaltecendo o tempo todo a obra de Emmanuel que nos explica mais um pouco a Codificação Espírita, mas não ouvidemos em tempo algum, que deixá-la no escantilhão do esquecimento é dar um passo na direção da queda pessoal.
      Para terminar informamos que levaremos as suas judiciosas considerações ao distinto amigo Rocha. Sds fraternas Carlos Alberto

      • Prezado Sr. Carlos Alberto, agradeço imensamente por ter me enviado uma resposta, abrindo mão de seu tempo e de suas atividades. Concordo plenamente em tudo o que escreveu.
        Suas palavras confirmam minhas considerações pessoais sobre o caso. Apenas a título de identificação, desde que tomei conhecimento do Espiritismo aos 18 anos (hoje estou com 56), sempre tive uma forte inclinação às obras de Emmanuel e me dedico, até hoje, ao estudo das mesmas. Fico feliz com suas palavras pois elas me mostram que não estou sozinha nesse campo… Muito obrigada e que Deus lhe conceda sempre cada vez mais e melhores oportunidades de progresso espiritual.
        Adquiri seu livro “Chico, diálogos e recordações” pois tenho a certeza de tenho muito mais ainda para aprender!
        Fraternalmente, Maroísa.

      • Amiga e irmã que felicidade Jesus nos proporciona neste espaço de bençãos em trocarmos considerações sobre a Doutrina Espírita. Temos em Emmanuel um grande Educador que nos apresenta a Doutrina Espírita com uma didática impressionante. Arnaldo Rocha o viu materializado, junto ao Grupo de Amigos, e ao relembrar este fato nos leva as alturas espirituais. Eu diria seria como sentir em um lapso de tempo os momentos mais sublimes que vivemos ao ler e estudar a obra do Evangelizador do Brasil. Por isto suas considerações calam fundo em nossa alma pois procuramos em Emmanuel o médium educador que vela pela nossa caminhada com as palavras carinhosas, diretas, consoladoras e libertadoras nos momentos que procuramos Jesus na intimidade do quarto íntimos. De sorte … que devemos estudar a obra e divulgá-la principalmente na própria conduta. Desejo a vc muita paz.

      • Esperamos que o livro Chico, Diálogos e Recordações possa ainda mais estimulá-la a continuar estudando Jesus, Kardec e, Emmanuel.
        Um grande abraço.
        do irmão beto

  13. Sobre a duvida, se Quinto Varro reencarnou como Pedro de Alcântara, como afirma Arnaldo RochA, ou como Bezerra Menezes, como afirma Divaldo Franco (ver comentario em neste blog de 30-05-2012, sem resposta ), gostaria de saber se a algum registro que comprove a afirmativa do nosso irmão Arnaldo, pois estamos diante de dois irmão muito respeitados, e esta dúvida é extremamente desagradavel, e mesmo coloca em dúvida a mediunidade do nosso irmão amado Divaldo. que por duas vezes que eu saiba afirma que Quinto Varro é uma das encarnações do amigo Bezerra. Afirmativa esta que conta com o apoio de vários amigos de credibilidade no movimento espirita, tais como Jorge Damas, Newton Borchat.
    Meu email é chicofcs@yahoo.com.br, se possivel me mandar uma resposta lhe ficaria muito grato, pois tenho uma palestra sobre A casa dos beneficios, que esta vinculada a Bezerra de Menezes e suas reencarnações, e não gostaria de dar informações erroneas as irmãos.
    Grato, e que Jesus estaje sempre contigo.
    Francisco Carlos da Silva

  14. voltamos juntos de nossos recessos,l já estava com saudade, porem compreendo a necessidade desta pausa para nos organizar, e voltar com muita energia e vontade de trabalhar. acompanho a todos os estudos que vcs publicam. amo esta turma das minas gerais, acho que eu já tive algumas vidas nesta terra. não conheço, mas tenho um carinho especial por esta terra, moro em natal rn.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 998 outros seguidores