Publicado por: . | 8 novembro, 2009

CHICO E EMMANUEL – JESUS E KARDEC

JKEC5

Editorial do jornal “O Espírita Mineiro”,

edição MARÇO /ABRIL – 2009

Relembramos os primeiros contatos entre Chico Xavier e Emmanuel na estruturação segura da tarefa de divulgação do Espiritismo na Pátria do Evangelho, por meio da rica literatura vinda do Plano Maior da Vida.

Momento inesquecível é aquele em que Chico relata os primeiros contatos, quando Emmanuel o preveniu de que pretendia trabalhar ao seu lado, por tempo longo, mas que deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec . E mais, que se um dia ele, Emmanuel, algo aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que Chico deveria permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo.

Fica aí bem definida a linha de segurança para o trabalho Doutrinário. A difusão do Consolador Prometido nas casas espíritas, nas palestras, nos livros, nas publicações, nos meios de comunicação, nos cursos e eventos não pode perder de vista a imprescindibilidade de permanecer com Jesus e Kardec.

Não podemos e não devemos abrir mão desses dois alicerces, garantia da casa erguida sobre a rocha: o Evangelho de Jesus, vivido e ensinado sob a égide da Lei de Amor; o Espiritismo, a verdade, que veio relembrar tudo o que está no Evangelho e trazer ainda muito mais.

Se nos afastamos desse roteiro, perderemos a linha essencial do trabalho. Afinados com esse roteiro, teremos a tranqüilidade para analisar tudo e extrair o que é de bom.

É necessário que tenhamos essa disciplina observada por Emmanuel, que deixa clara a busca daqueles alicerces para não se deixar levar por nenhum tipo de mistificação ou idolatria sobre sua pessoa, a ponto de, ele próprio, recomendar que fosse abandonado, caso fizesse algo contrário ao que ensina Jesus e Kardec.

E para esta disciplina devemos estar sempre com os ensinamentos de Jesus (o Evangelho) e de Kardec (Doutrina Espírita) como roteiro sereno e seguro da nossa ascese espiritual.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias