Publicado por: . | 18 novembro, 2021

UNIFICAÇÃO PELO AMOR

Unificação pelo Amor

Nada desprezes nem deprecies, para que te não desprezes nem te deprecies a ti mesmo. Sabe que se tu vives no Universo, o Universo vive igualmente em ti.

Abandona a falsa presunção de que tua legítima grandeza repousa no poder de te sobrepores aos outros. Tu és grande na medida em que te reconheces irmão de todas as formas da Natureza.

Persuade-te de que, essencialmente, não há diferença entre o que está em ti e o que está fora de ti. A realidade é o Absoluto e o Absoluto é uno, indivisível. O que te dá a ilusão de pluralidade, o que faz que te vejas e te sintas distinto de tudo quanto te circunda é o egoísmo, que te encarcera nos angustos limites do espaço e do tempo.

Repara nas ilhas de um arquipélago e perceberás até onde vai tua ilusão. Contempla-as sobre a vasta superfície das águas e verás que cada uma se te apresenta como uma individualidade à parte. Desce, porém, à profundeza e verás que a distinção se desvanece. No fundo, todas se acham vinculadas por uma base comum.

Tal é, com efeito, a relação em que te encontras para com os demais seres. Transcende as aparências do mundo sensível e perceberás que um substrato comum te solidariza com o Universo todo, através de misteriosos laços de Amor.

Cultiva, pois, o Amor, mas diligencia para que o teu Amor não fique circunscrito aos círculos do indivíduo, da família ou da pátria. Estendo-o à humanidade e além, até o reino da natureza bruta. Só então compreenderás o sentido incógnito de tua participação na alma abscôndita das coisas. Quanto mais amplo e profundo for o teu Amor, tanto mais ampla e profunda será a consciência de tua identidade com o Universo. À medida que se dilata o Amor, com ele se dilata igualmente todo o teu ser, por forma que se torna cada vez maior tua superfície de contacto com o Infinito.

Livro: O Primado do Espírito

Autor: Rubens Costa Romanelli

Editora: Síntese Ltda

Lição: Parte III – Temas Filosóficos – 8 – Unificação pelo Amor


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: